15 horas em Atenas

20140527_163621

Quem nunca sonhou em ir a Grécia? Ela é um dos destinos mais procurados pelos viajantes do mundo todo. Comigo não era diferente, ela estava no meu Top5 de lugares que eu sonhava conhecer.

Meu roteiro era de 3 dias em Atenas, 3 em Santorini e 3 em Mykonos. Queria ter conhecido muito mais, são dezenas de ilhas, uma mais maravilhosa que outra, mas não tinha tempo e optei pelas duas que eu mais desejava. Estavam na minha Wishlist.

Pra começar, a minha ida não ocorreu como o planejado. Vamos ao perrengue:  perdi meu vôo de Dublin para Atenas, eu tinha certeza que meu vôo era às 17h30, SÓ QUE NÃO! O horário era às 15h30, quando percebi a cagada, eram 14h30 e eu ainda estava em casa. Corri, voei e ao chegar ao aeroporto, às 14h55, não me deixaram embarcar… “Desculpe Senhora, seu check-in está fechado, você não vai entrar.” O desespero tomava conta do meu ser….Pela primeira vez na vida eu perdia um vôo! Não era um vôo qualquer, era de uma das viagens mais esperadas e planejadas da minha vida! Fiquei estática por alguns segundos, em choque. Por quê?

  • O próximo vôo da AerLingus ( Cia aérea) para Atenas era somente 3 dias depois. Ao invés de embarcar no Sábado, eu só poderia seguir na Terça-feira seguinte. Ou seja, eu perderia os 3 dias que teria em Atenas ( hostel já pago); ainda teria a multa da passagem pra pagar.
  • Eu tinha uma amiga me esperando em Atenas, ela chegaria algumas horas antes de mim, vindo do Brasil.
  • Pensei em pagar outra Cia pra viajar naquela mesma data, mas o valor era absurdo, comeria quase a metade da grana que ia me manter a viagem toda. Esquece!
  • A minha ida para Santorini ( tudo pago também) seria na terça-feira de manhã. O vôo de Dublin chegaria no meio do dia. Mais dinheiro perdido…

O que eu fiz? Pra minha sorte eu morava em Dublin e pude retornar pra casa, liguei pra minha amiga, pedi mil desculpas e falei pra ela seguir a viagem e que eu a encontraria no meio do caminho. E assim foi. Paguei a multa de 75 euros, paguei mais 1 noite no hostel de Atenas ( eu tive 1 tarde e 1 noite pra conhecer a cidade)e outra passagem para Santorini, que sairia na manhã seguinte. Como a minha prioridade eram as Ilhas, não fiz questão de ficar mais tempo em Atenas.

Cheguei em Atenas por volta das 14h, eu tinha que correr pra aproveitar o dia, pois no dia seguinte, às 5h eu tinha que estar indo pro Porto, com destino a Santorini.

A estação do metrô era a 200m do hotel, super bem localizado. Já que eu não tinha tempo, fiz meu check-in e segui pra Acrópole. Atravessei a rua do hotel e segui numa viela que vai dar na entrada, comprei meus tickets e subi. É uma boa caminhada! Eu tinha poucas horas pra aproveitar mas foi, sem dúvida, a melhor escolha que eu fiz com tão pouco tempo em Atenas, nem 15 horas.

O que é aquele lugar??? É surreal! É uma aula de História ao ar livre! Para quem não sabe, a Acrópole de Atenas era o ponto mais alto da cidade, na Grécia Antiga, servia de refúgio e proteção contra invasores de cidades inimigas. Abriga, dentre outras edificações, o Parthenon, umas das mais famosas do mundo antigo. É impressionante! E de lá você tem uma visão única da Capital Grega.

20140527_190501

20140527_164116

20140527_161626

DSCN2596

20140527_162412

Desci e fui explorar o resto da cidade, na verdade fiquei nos arredores do hotel, e foi maravilhoso. O nome da região é Plaka e ali se concentra boa parte do comércio, com muitos restaurantes e o Mercado de Pulgas. Comida, bebida, roupas, artesanatos e souvenirs são muito baratos em Atenas.  A comida é DELICIOSA, muita azeitona, queijo feta, pepino, iogurte,moussaka (lasanha com berinjela), gyros pita ( cone de pão árabe com recheio dentro), pastitio( macarrão ao forno),etc. As comprinhas são uma tentação à parte, tive que me segurar pra não despertar a consumista que existe dentro de mim. Ma confesso: comprei tanto olho grego que estou protegida pro resto da vida..haha

O dia estava chegando ao fim. Foi corrido mas valeu a pena, aproveitei cada segundo do que pude naquela cidade. É claro que gostaria de ter conhecido outros pontos como a Praça Syntagma, por exemplo. Mas o bom da Acrópole é que se tem uma vista panorâmica da cidade, apesar de não ter chegado perto, consegui ver o Tempo de Zeus e outras construções milenares.

DSCN2600
Templo de Zeus, visto da Acrópole.

Pra completar a noite, no terraço do hostel há um bar com bebida baratérrima e uma vista de tirar o fôlego. Conheci uma galera bem legal e animada, eles bem que tentaram me arrastar pra balada, mas achei melhor não arriscar. Eu não repetiria o mesmo erro, o de perder meu embarque para Santorini, no dia segunte às 6h da matina.

DSCN2624
Apreciando a vista do terraço do Hostel com uma Mythos, a cerveja local.


Às 5h já estava de pé, peguei o metrô na estação Monastiraki e desci no Porto de Piraeus e de lá segui rumo ao meu destino: Santorini.

20140528_055545
Porto de Pireaus

As ilhas gregas terão um post especial.

O hostel que eu fiquei hospedada é o Pella-Inn, simples, mas limpo e mega bem localizado! Galera gente boa e um terraço maravilhoso! Custo/Benefício nota 1000! Recomendo!

3 comentários

Deixe um comentário