Sachsenhausen, Campo de Concentração na Alemanha.

20131230_150732

Visitar um campo de concentração nazista gera um misto de sensações e, apesar de não ser tão agradável, é mais popular do que se imagina. Sachsenhausen fica em Oraniemburg à 35 km de Berlin e recebe milhares de turistas por ano.

 

O portão de entrada é arrepiante, as “boas vindas” são dadas com a frase: “Arbeit Macht frei” – O trabalho liberta. Uma grande farsa, os que entravam ali jamais sairiam livres.

20131230_150954

O campo  de concentração começou a funcionar em Julho de 1936. Numa primeira fase, foi destinado a prisioneiros políticos e, posteriormente, foram levados milhares de judeus, polacos, militares soviéticos, ciganos, homossexuais e Testemunhas de Jeová. Aproximadamente 200 000 pessoas passaram por Sachsenhausen entre 1936 e 1945. Destas, cerca de 100 000 morreram de doença, desnutrição ou pneumonia devido ao frio congelante e também vítimas dos experimentos médicos brutais ao quais eram submetidos.

20131230_151409

Se você é um pouco mais sensível, vai sentir uma energia muito forte ao caminhar pelo campo e pelas construções onde toda a barbárie era realizada.

Como chegar:

Saindo de Berlim – compre o bilhete que cubra a área ABC – desça na estação de Oranienburg. Ao chegar na estação de trem, atravesse a rua e pegue o ônibus 804 (em direcção a “Malz”) ou a linha de ônibus 821 (em direção a “Tiergarten”) para o memorial Sachsenhausen.
Outra opção, a que eu fiz, é ir caminhando, leva uns 20 minutos para chegar no Campo. Na volta pegue um ônibus se já estiver de noite.

20131230_143148
Mapa saindo à pé da Estação até o Campo

A entrada é gratuita mas o áudio guia, que vem junto com o mapa, custa 3€ ( disponível em alemão, inglês, espanhol, francês, holandês e italiano).

Obs: Eu levei mais de 1 hora para achar a linha e plataformas certas, saindo de Berlin. Mesmo pedindo informações nos quiosques de informações turísticas da estação, foi difícil e um pouco estressante, perdi muito tempo e quase desisto da viagem. Mas no final deu tudo certo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s